Diretor-presidente da FAPESP de 1993 a 1996.
Nascido em Campinas, Nelson de Jesus Parada (1939-) formou-se em engenharia eletrônica no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) em 1963, onde fez o mestrado e lecionou nos dois anos seguintes.
Mudou-se para os Estados Unidos e em 1968 completou o doutorado no Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT). De volta ao Brasil, foi professor e pesquisador do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP).
Quando sua contratação foi cancelada pelo Ato Institucional nº 5, transferiu-se para a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e implantou a pós-graduação no Instituto de Física e depois em toda a universidade.
Parada foi diretor-geral do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) de 1976 a 1986 e um dos idealizadores da Missão Espacial Completa Brasileira.
Ele criou e presidiu a Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologia Espaciais (Funcate), que gerenciou a construção de um satélite de sensoriamento remoto, o CBERS, em colaboração com a China.
Foi também pró-reitor de pesquisa da Unicamp, diretor da Embraer e secretário de Ciência e Tecnologia e depois de Tecnologia Industrial no então chamado Ministério da Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia.