Rubens Guedes Jordão, Diretor administrativo de 1977 a 1986
Em 1977, quando Rubens Guedes Jordão (1919-) assumiu a diretoria administrativa, a FAPESP mudou-se de sua antiga sede, na avenida Paulista, para a atual, na rua Pio XI, iniciando uma nova fase em sua história.
Nascido em Tatuí, interior paulista, Jordão se formou engenheiro eletricista na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) em 1943. Logo em seguida fez um estágio na sede da Control Instrument, em Nova York, que fabricava equipamentos para a Marinha brasileira. Ao voltar, em 1946, trabalhou como engenheiro na filial paulista da empresa norte-americana até ser contratado como professor do Instituto de Eletrotécnica, anexo à Politécnica, e começar sua longa carreira acadêmica.
Jordão foi diretor da Poli de 1972 a 1976, antes de assumir a diretoria administrativa da FAPESP, em 1977. Ele recebeu o diploma de Oficial da Ordem do Mérito Naval em 1975 e a Congregação da Escola Politécnica concedeu-lhe o título de Professor Emérito em 1983.
Após se aposentar, dedicou-se mais intensamente ao mergulho e à caça submarina. Em 2013, aos 94 anos, foi homenageado por colegas e estudantes da Poli com o relançamento de um de seus livros sobre geradores elétricos, Máquinas Síncronas, atualizado e com ilustrações coloridas. A edição original recebeu o Prêmio Jabuti de 1981.